Os Melhores Filmes de 2015

melhores filmes 2015
E Seguem os Listões!

Dando continuidade aos listões de final de ano, vamos agora aos filmes quais eu considerei os melhores lançados neste 2015. Caso tivesse o privilégio de assistir longas laureados no exterior, como O Filho de Saul, O Regresso, Spotlight, Carol e tantos outros, tenho certeza que a lista seria outra, mas em suas devidas circunstâncias, vamos a ela.

Leitura Recomendada: Filmes Mais Decepcionantes de 2015.


8 - Kingsman: Serviço Secreto

melhores filmes 2015

A adaptação de Matthew Vaughn para a obra de Mark Millar e Dave Gibbons é uma das coisas mais divertidas que pintaram pelos cinemas nos últimos anos. Absurdo, engraçado e frenético são alguns adjetivos que podem descrevê-lo, mas sem conseguir transmitir a vastidão de suas qualidades.

Além do prazer de vermos Colin Firth e Michael Caine em uma filme tão atípico em suas carreiras, temos certamente uma das cenas mais hilariantes da 7ª arte. Você sabe de qual estou falando.


7 - O Jogo da Imitação

melhores filmes 2015

Parte do pacotão Oscar que as produtoras incompetentes resolvem lançar por aqui no começo do ano, para estampar os materiais de divulgação destacando sua participação em prêmios, esse tocante drama, apesar de ter dividido muitas opiniões por sua essência melodramática, certamente conquistou este blogueiro.

A despeito da novelização excessiva da vida da Alan Turing, os temas debatidos são relevantes e as atuações de todo elenco e trilha sonora de Alexandre Desplat fazem a película se destacar das demais.

6 - Brooklyn 

melhores filmes 2015


Um dos únicos filmes que concorrerão aos mais diversos prêmios de 2016 que consegui conferir ainda este ano, e certamente valeu a pena. 

Além da abordagem certeira atemporal, possui a melhor atuação da carreira de Saoirse Ronan, e isso quer dizer alguma coisa.


5 - Divertida Mente

melhores filmes 2015

Uma das poucas obras-primas do ano, e o melhor longa da Pixar desde Toy Story 3. O mais audacioso desde Up! Emocionante para adultos e ainda eficiente como entretenimento, se adequando às mais variadas idade. Um verdadeiro ensinamento de vida.

4 - Ex Machina 

melhores filmes 2015

Provavelmente, o menos conhecido dessa lista, muito pela pobre divulgação. Talvez receba alguma chance nos cinemas brasileiros ano que vem, após a estreia do novo X-Men, para aproveitar a hype sobre a imagem do elenco, principalmente Oscar Isaac, agora em Star Wars e na franquia dos mutantes. Algo semelhante ao que ocorreu com "Snowpiercer".

Um raro exemplar que mixa suspense com sci-fi, obtendo sucesso em ambos. A direção minimalista de Alex Garland é muito inteligente nos enquadramentos e utilização de espaços claustrofóbicos. Uma aula de cinema.

3 - Sicario: Terra de Ninguém

melhores filmes 2015

Denis Villeneuve. Que diretor! O canadense ainda não errou em sua filmografia, e não obstante, não entregou filmes que não sejam no mínimo bons. Sicario não é tão complexo quanto Enemy, mas a urgência do suspense é superior a Prisoners, e possui como vantagem uma fotografia mais inspirada do gênio Roger Deakins(Prisoners também é fotografado por ele).

Outro destaque são as atuações de Emily Blunt e Benicio Del Toro. Enquanto ela está cada vez melhor, Del Toro entrega um dos melhores trabalhos de sua prolífica carreira, assustadoramente taciturno.

2 - Youth

melhores filmes 2015

Novo filme de Sorrentino, que acumulou estatuetas com o seu "A Grande Beleza", Youth não fica devendo em nada para este, sendo superior em muitos aspectos. A maior viagem espiritual do ano, além de tocar em assuntos delicados com uma delicadeza ímpar. As atuações de Michael CaineHarvey Keitel, Rachel Weisz e a linda trilha sonora de David Lang são outros atrativos dessa obra de arte.

1 - Birdman

melhores filmes 2015

Mais um dos que sofreram com a inchada e renegada enxurrada de películas empurradas para Janeiro e Fevereiro. Birdman talvez tenha passado despercebido pelo nicho não cinéfilo, o que é uma lástima.

São tantas virtudes ao longo de seus 119 minutos, que fica difícil listá-las. A direção de Iñarritu, o rendimento espetacular de todo o elenco, a trilha sonora ritmada de Antonio Sánchez, a fotografia do monstro Lubezki e a brilhante montagem, que o faz parecer em um enorme plano sequência. O único ponto negativo, é a expectativa quase insuperável que colocou sobre "O Regresso", novo trabalho do diretor.

-

E aí, concorda com a lista? Acha que algum outro filme merecia estar nela? Deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário