Oscar 2019 - Quem Leva, Meus Favoritos e Quem Não Pode Vencer


Mais um final de Fevereiro se aproxima, e enquanto muita gente lamenta o reinício das aulas ou anseia pelo Carnaval, aquela raça conhecida como cinéfilos aguarda o Oscar, como um pobre apaixonado, que não cansa de se desiludir e desapontar, mas tá sempre vidrado e fazendo intermináveis bolões de quem levará o que na mais premiada noite do cinema americano.

Brincadeiras à parte, é saudável saber que o Oscar não é um evento justo e democrático, e sim exposto a vários fatores externos ao mérito das produções envolvidas. Há muito trabalho offstage das produtoras e profissionais atrás de abocanhar sua douradinha, que trás muito glamour e aumenta o cachê e poder de demanda ao escolher trabalhos futuros. É a chantagem da sétima arte.

Portanto, sigo aqui minha tradição de comentar quase todas as categorias da estatueta nos seguintes termos:
  • Quem acredito que levará;
  • Quem eu gostaria que levasse;
  • Quem não pode passar perto;
Vez ou outra faço alguma inserção de quem poderia ter sido lembrado.

As categorias de curtas e documentário foram excluídas pois não tive a chance de conferir a maioria dos indicados.

Edição de Som:

Vai levar: O Primeiro Homem. É a categoria que mais confunde o público e também os votantes, por mais que trabalhem no meio. Mas Bohemian vem forte também.

Meu Favorito: Um Lugar Silencioso. Imagine a dificuldade de se trabalhar em estúdio e locações com o detalhamento sonoro (ou falta de) das ambientações de acordo com a proposta do longa. Impecável. 

Não Pode Passar Perto: Roma. É correto e não mais que isso, até devido ao seu estilo simplista. 

Mixagem de Som:

Vai levar: Bohemian, pelas músicas. Mas First Man tem chance. 

Meu Favorito: First Man

Não Pode Passar Perto: Roma, pelos mesmos motivos. 

Canção Original:

Vai levar: Shallow, dã. 

Meu Favorito: IN THE SHALLOW, SHALLOW. 

Não Pode Passar PertoThe Place Where Lost Things Go tá aí na cota musical por respeito. Decepcionante. 


Efeitos Visuais:

Vai Levar: Vingadores, mas First Man quer pisar primeiro no palco :D. É a categoria para consagrar blockbusters e não vejo nenhum indie com grandes chances, como foi com EX Machina anos atrás. 

Meu Favorito: os efeitos de Vingadores são complexos e sempre presentes. O filme exige isso e merece colher os frutos, apesar de que ainda não conseguiram deixar convincentes os rostos dos atores recortados em certos uniformes: RDJr e Tom Holland. 

Não Pode Passar Perto: Christopher Robin. Ficou legal, fofo, mas é isso. Aquaman deveria estar aqui. 

Melhor Trilha Sonora:

Vai levar: Pantera Negra, que levou o Grammy, but...

Meu Favorito: Se a Rua Beale Falasse. Achei a segunda melhor ost do ano passado, atrás de First Man, criminosamente esnobada aqui. É tocante e deveras emocionante, e olha que nem assisti ao filme ainda. 

Não Pode Passar Perto: Mary Poppins. 

Maquiagem:

Vai levar: Vice.

Meu Favorito: Ilha dos Cachorros.

Não Pode Passar Perto: ?

Figurino:

Vai Levar: A Favorita. Longas de época são aposta fácil nessa categoria. Sandy Powell deve levar sua quarta dourada. Mas Pantera Negra seria uma escolha bem interessante.

Meu Favorito: A Favorita

Não Pode Passar Perto: Nenhum ranço aqui não. Porém, não conferi Duas Rainhas até o momento. 

Design de Produção:

Vai levar: A Favorita. Mesmos critérios de figurino. 

Meu Favorito: A Favorita

Não Pode Passar Perto: O Primeiro Homem. 


Melhor Edição: 

Vai levar: Vice.

Meu Favorito: Infiltrado na Klan.

Não Pode Passar Perto: premiar Bohemian por edição seria como dar a Donald Trump o troféu de melhor bronzeado. 

Melhor Fotografia:

Vai levar: Roma, mas Guerra Fria tá no páreo após levar o sindicato. 

Meu Favorito: Guerra Fria.

Não Pode Passar Perto: Nasce Uma Estrela está abaixo. 

Filme Estrangeiro:

Vai levar: Roma. Mas caso a produção mexicana leve o prêmio principal, talvez haja uma distribuição de regalias para a película inestimável de Pawel Pawlikowski, que já levou por Ida (2013). 

Meu Favorito: Guerra Fria, o melhor filme de 2018. 

Não Pode Passar Perto: nada contra nenhum indicado. 

Animação:

Vai levar: Aranhaverso. Chegou de supetão e abocanhou todas os louros do gênero. Sorry, Pixar. 

Meu Favorito: Aranhaverso.

Não Pode Passar Perto: Wifi Ralph é somente bom, ok, em cotejo aos outros. 

Melhor Roteiro Original:

Vai levar: A Favorita. Pouca convicção. Porém, o vencedor do WGA, o termômetro mais confiável, foi Eight Grade, que ficou de fora do Oscar. The Favourite era inelegível para o sindicato, o que deixa um arzinho de mistério. 

Meu Favorito: A Favorita.

Não Pode Passar Perto: Green Book. 

Melhor Roteiro Adaptado:

Vai levar: Vixx, Infiltrado na Klan (?). Mas sem certeza. Poderia Me Perdoar? levou o WGA quando já era dado como descarte. Fica a dúvida. Poderia ser um brinde à carreira de Spike Lee, argumento que entrou com força quando perceberam que o consagrado cineasta fora esnobado até então. 

Meu Favorito: Infiltrado na Klan. 

Não Pode Passar Perto: Buster Scruggs. Gente, why? 


Melhor Ator Coadjuvante:

Vai levar: Mahershala Ali.

Meu Favorito: Ali. 

Não Pode Passar Perto: Quem não se chama Mahershala Ali. 

Melhor Atriz Coadjuvante:

Vai levar: Regina King. Entretanto, sem as garantias de outras temporadas, pois Emily Blunt, nem mencionada aqui, levou o SAG, e Rachel Weisz o BAFTA (entretanto, esta é prejudicada por dividir votos do mesmo filme com Emma Stone). 

Minha Favorita: Emma Stone <3

Não Pode Passar Perto: Todo mundo bem aí. 

Melhor Ator:

Vai levar: Rami Malek, por sua reprodução de um homem com dentadura. 

Meu Favorito: Bradley Cooper e o esnobado Ethan Hawke. 

Não Pode Passar Perto: O homem que vê fantasmas. 

Melhor Atriz:

Vai levar: Glenn Close, por lógica. 

Minha Favorita: Não assisti The Wife ainda, logo, não opino. 

Não Pode Passar Perto: Todas lindas. 

Melhor Diretor:

Vai levar: Cuáron levará por O Prisioneiro de Azkaban Roma. Mais um pro México. Spike Lee ganhou força, mas parece ser daquelas de nicho como fazem com candidatos presidenciáveis pequenos em épocas de eleição. 

Meu Favorito: Yorgos Lanthimos.

Não Pode Passar Perto: Não assisti Vice ainda, mas Adam parece estar bem atrás. 

Melhor Filme:

Vai levar: Roma. Ser da Netflix é seu grande grilhão, mas não há concorrentes de tanta força até então, e Green Book seria uma vitoria improvável por perder todas as categorias principais anteriores. Mas o conservadorismo dos votantes pode pesar, como tradição. 

Meu Favorito: A Favorita. Aranhaverso merecia vaga também. 

Não Pode Passar Perto: Green Book e Bohemian. Dizem que Vice também não, porém, não conferi ainda. 

----

E é isso, meus queridos. Agarre seu bolão, aposte a casa, o carro, e siga a cola que deixei aqui. Ou não. Mas não deixe de deixar suas impressões. Nos vemos na madrugada de domingo para segunda. 

Nenhum comentário