Indicações de Filmes Incríveis que Você Provavelmente Não Assistiu Para Sobreviver à Quarentena


Se você for uma pessoa consciente e privilegiada o suficiente, neste exato momento, está trancadinha em casa, bebendo um chá, passando a mão no gato e indagando o que fazer da vida nestas próximas semanas, num misto de terror e empolgação pelo evento que vivemos. É curioso como sentimo-nos parte de algo grande, por mais trágico que seja.

Relacionado: Na Onda de Parasite - 10 Filmes Para Conhecer o Cinema Asiático

Para ajudar no cativeiro involuntário, preparei uma lista de alguns filmes extraordinários de pouca repercussão, todos de temáticas distintas, para vibes diferentes, para aguçar seu senso cinéfilo, expandir o repertório e passar o tempo, é claro.

Deixarei a sinopse do filme, além do trailer e breves comentários pessoais.

Ousado - O Homem da Terra/The Man From Earth


Um professor universitário convoca vários de seus principais amigos para revelar o improvável motivo que o fará ir embora da cidade: ele é Jesus Cristo.

Descobri ele em algum vídeo da Lully Lucky, anos atrás. É um longa acanhado e de pouquíssima notoriedade, mas com uma plot única e bem explorada, cheia de indagações e bastante verossímil. Talvez seja inexperiência minha, mas é um tanto quanto único. Só cuidado para não caírem na péssima sequência.

Trailer. 

Completo no Youtube. 

Pesado - Vá e Veja/Come and See


Depois de encontrar um velho rifle, um garoto se junta ao movimento de resistência soviético contra as implacáveis forças alemãs e experimenta os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Filme do ponto de vista soviético da guerra. Para muitos, o maior clássico anti-guerra da história do cinema. Mas fique atento, pois é bem cru e brutal em suas imagens, sem o apego atenuante americano.


Terror - O Lamento/The Wailing


Logo depois que um estranho chega a uma pequena vila, uma doença misteriosa começa a se espalhar. Um policial, atraído para o incidente, é forçado a resolver o mistério para salvar sua filha.

Curtiu Parasita e está atrás de mais longas coreanos? Tá aí uma ótima pedida. O Lamento é uma obra-prima, sinistra, macabra, rica em simbolismos e magistralmente estruturada. Desculpe os adjetivos baratos, mas assista.

Trailer. 

Divertido - Na Mira do Chefe/ In Bruges



Culpado por um trabalho que deu errado, o assassino Ray e seu parceiro aguardam ordens de seu cruel chefe em Bruges, na Bélgica, o último lugar do mundo em que Ray quer estar.
Ok, nada poderia ser menos atraente que um filme com esta porcaria de título nacional. E a plot, Oh Deus.

Porém, In Bruges, do mesmo diretor do aclamado e vencedor moral do oscar 2018 Três Anúncios para um Crime, é uma desconstrução inteligente, sagaz e com o melhor do humor negro britânico de filmes sobre mafiosos. E com um elenco estelar.

Trailer. 

Dramático - Zona de Risco/Joint Security Area


Após um incidente de tiro na fronteira norte/sul-coreana que deixa 2 soldados norte-coreanos mortos, uma equipe suíça/sueca neutra investiga o que realmente aconteceu.
Começo da carreira de Chan-wook Park, que futuramente iria escalar os mais altos escalões cinematográficos com a trilogia da vingança e The Handmaiden, Zona de Risco já exalava seu imenso talento, e ainda que meio melodramático, não deixa de ser uma história muito humana sobre a cruel realidade que força uma beligerância em pessoas nascidas no mesmo pedaço de terra, tão unidas, mas tão distantes.

Trailer.
Niilista - Nu/Naked


Contos paralelos de dois homens sexualmente obcecados, um machucando e incomodando mulheres física e mentalmente, um vagando pela cidade conversando com estranhos e experimentando dimensões da vida.
Não consigo entender por que alguém iria atrás de um filme para se sentir mal, vazio e sujo. Mas se você já tá tão afundado na miséria ou só quer um longa para conhecer mais sobre cinema, um exímio diretor e uma atuação arrebatadora do Lupin de Harry Potter, David Thewlis, Nu vai agraciar todos seus desejos.

Trailer.

Bizarro - Hausu/House


Uma colegial e seis de seus colegas de classe viajam para a casa de campo de sua tia, que acaba sendo assombrada.
Olha, eu coloquei a sinopse para manter o padrão do post. Mas resumir a história deste filme é um pecado. Seria como descrever a experiência de meditação certeira, mergulhar nas águas cristalinas da Polinésia, fazer o tour Senhor dos Anéis ou ser liberado do trabalho por semanas sem prejuízo no salário.

House transcende a narrativa. É uma obra surrealista e experimentalista marcante, tão bizarra que se torna um clássico do cinema sobrenatural. Garanto que você nunca viu nada igual.

Trailer.

Comentários do Youtube.

Nacional - Boi Neon


Iremar trabalha no rodeio no nordeste do Brasil. De sua casa, o caminhão usado para transportar os animais, ele sonha com um futuro na crescente indústria de roupas da região.

Mais um espécime do rico cinema nordestino na Década, Boi Neon não deve em nada aos arthouse internacionais, adaptado no contexto nacional. Uma história sobre ver seus sonhos encurralados numa realidade infértil, sem perspectivas e acumulando frustrações num ambiente dominado pelo machismo. Não dá pra entender o protagonista disto, Juliano Cazarré, ser Bolsominion tão ferrenho. Desrespeito com o próprio trabalho.

Trailer.

-----

E é isso, meus queridos. Espero que tenham curtido as recomendações. Se assistir algum, diga o que achou nos comentários, e deixe também novas dicas.

Bons Filmes e se cuide!

7 comentários:

  1. Já vi alguns e ouvi muitos elogios de outros. Legal notar dois filmes coreanos na lista, é um cinema que eu estou mergulhando cada vez mais desde que assisti Oldboy e Memories of murder alguns anos atrás. Tento sempre assistir filmes de outros países fora o Brasil e os EUA, e o cinema coreano se tornou o meu favorito com sua intensidade. E para você Carlos, qual o seu país favorito se falando em cinema (e fugindo um pouco dos EUA)? Abraços e parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Gustavo.

      Mesmo considerando os cinemas americano e brasileiro, meu favorito é o japonês. É o cinema que mais sabe olhar para dentro, trabalhar com introspecção e silêncio, visto que são ensinados a serem muito emocionalmente reprimidos. E na arte expressam isso.

      Excluir
  2. Vim parar aqui pelo ótimo artigo sobre a Saoirse Ronan e acabei lidando com essa lista. A intenção é boa mas senti falta da indicação do local onde encontrar cada filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Zé. No esboço original do post, pretendia indicar onde o filme se encontrava disponível, mas aí percebi que nenhum está em plataformas verificadas. Somente em torrent ou streamo. E como postar links ilegais pode levar ao banimento do blog, acabei descartando a ideia. Mas você os encontra facilmente numa rápida pesquisa pela web, ou no app streamo.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta! de quebra conheci o stremio (ou é streamo mesmo? rs), uma ótima dica! obrigado e parabéns pelo blog

      Excluir
  3. Já pensou numa lista com os melhores filmes brasileiros na sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não. Mas teria de assistir a muitos clássicos antes de poder pensar em fazer uma.

      Excluir