O Esquadrão Suicida (2021) - Crítica

A melhor forma de descrever O Esquadrão Suicida, sequência/reboot com o artigo O faltante da fita desastrosa de David Ayer (2016), é como um Guardiões da Galáxia sem censura. Um fetiche molhado do espírito meio vulgar e imaturo que James Gunn sempre incutiu seus filmes, de acordo com a liberdade oferecida. Se não cedeu às demandas por um "Ayer Cut" do original, já que o clamor pelo Snyder Cut de Liga da Justiça foi mais barulho que números no streaming, a resposta foi oferecer ao novo diretor, já adorado pelo seu trabalho na Marvel, liberdade criativa - palavras dele mesmo - para tentar buscar o tom correto de Esquadrão, e ao mesmo tempo superar a própria rival ao disponibilizar uma carta quase branca ao cineasta. O fato é que Gunn parece representar bem o espírito do nerd padrão para entender o gênero, e o filme tem sido amplamente elogiado por público e crítica, mas também expõe alguns vícios que ele não demostra muita evolução desde seus infames Scooby-Doo. 

Mas o que significaria um Guardiões Uncensured? Basicamente, uma história rala sustentada por uma dinâmica de grupo forte e carismática que se apoia em gags, mas aqui também numa violência cartunizada e estilizada, o que se mantém por algum tempo, certamente. O conceito do Esquadrão se alinha bem com o estilo do diretor, que é uma suspensão mais de moral que de descrença, ao abraçar esses personagens com tantos desvios comportamentais socialmente aceitos, tornando-os anti-heróis e com traços simpáticos e características enviesadas mas, de certa maneira, bastante humanas. Todo o processo de adentrar a equipe, portanto, é uma grande ironia, o que implora pela tonalização do absurdo, assim como do escracho. Ayer tentou trazer o realismo cinza militar e tirou a alma do que faz a ideia funcionar, e até por isso, o único legado de sua obra é a Arlequina de Margot, com sua personalidade afetada e desconexa da realidade - ela por si só vive numa fantasia que ignora o físico, o factível, e por isso ultrapassou as intenções fracassadas do diretor passado para se estabelecer na cultura pop. 

Porém, é tão animalesca a personificação que Robbie deu a personagem, que sua persona naturalmente ofusca os camaradas, e a tentativa de Gunn de afastá-la do núcleo principal por um grande período do filme, dando um espaço separado pela ela brilhar e apresentar os outros personagens, enfraquece o filme por essa divisão de tela que estende demais sua duração e coloca a personagem para interações fracas e genéricas. Nisto, Aves de Rapina segue sendo quem melhor entendeu o espaço e atitude necessárias para representar personagens como Arlequina - adoráveis foras da lei. 

Não que o restante do grupo não funcione, e é justamente nessa busca e admissão da própria estupidez e sandice que é a existência de um Esquadrão formado por supostos vilões - cujo título Suicida já evidencia a piada implícita - que Gunn busca se divertir, tanto no excitante prólogo, descartando as figuras de Ayer com graça e espetáculo concomitantemente ao seu mundo fosco e sem vida. É imediata a proposta de contrato para com o público de que agora, a realidade é de fato outra. Estamos numa adaptação de quadrinhos, em que personagens são descartáveis e a morte não é necessariamente chocante. Tudo é rotativo, e a falta de permanência serve de anuência para filmar a banalidade. É uma mídia em que um tubarão antropomorfizado dublado por Stallone, uma garota que controla ratos e um introspectivo que lança bolas de paintball assassinas são o time responsável não somente pela missão imposta pelo roteiro, mas de nos conduzir por mais de duas horas. 

A conexão entre o sarcasmo deste mundo com algum senso tátil de perigo e urgência é através do Bloodsport de Idris Elba, espiritual e fisicamente um substituto ao Pistoleiro de Will Smith, talvez quem mais possa dizer ter um objetivo nobre. Pelos seus catalogados 132 minutos, Gunn transita entre a seriedade e a brincadeira orgásmica nerd, e aí ele evoca suas piores adições, vistos principalmente em Guardiões 2, que é se apoiar demasiado em esquetes, só que ao invés das gags autorizadas pela marvel, também uma violência gore tão expressiva e exagerada, que por si só trabalha como piada - e é claro que o tubarão é o principal expoente desta técnica. Em um filme que devemos torcer e sentir carinho por personagens que supostamente mataram até crianças, é naturalmente obrigatório que a violência seja infantil.

Mas essa atenuação de intensidade e "piedização" onipresente de toda e qualquer situação, paga seu preço, e é a fadiga. Por isso stand-ups duram pouco, já que piadas intermináveis, e aqui reforçando o uso da violência gráfica como uma vertente da comédia, se tornam rapidamente cansativas. E quando tenta adotar a seriedade e até discutir relações internacionais para elaborar seu tema, a obra já parece ter perdido esse direito, ou exaurido demais o público para extrair a relevância necessária ao que Gunn busca discutir e criticar nas camadas de seu texto, certamente o mais politizado de sua carreira. 

Para o inferno e o céu, O Esquadrão Suicida revitaliza e enterra o original, apresentando a alma nua e crua de seu idealizador por trás de cada plano. Um nerd confesso e apaixonado, Gunn parece se divertir em cada linha de diálogo. Mas seus excessos são evidentes e esgotam a fórmula muito antes do final, e nesta altura, já não parece haver mais alternativa viável para se inovar no gênero. É isso, ame-o ou deixe-o. 

2 comentários:

  1. Ou seja: O Esquadrão Suicida é tipo uma versão sem censura dos Guardiões da Galáxia, combinando com a mente doentia do Gunn. Pra mim funcionou demais. Nenhum "filmaço" (já li por aí gente dizendo que é o melhor filme da DC e eu fico "que???"), mas funciona muito bem em sua proposta.

    Nessa linha de filmes mais "adultos" de super-heróis, o besteirol aqui funciona bem melhor que em Deadpool, por exemplo. O que não impede o longa de ter seus momentos duvidosos também. Ambos em certos momentos forçam a ser sacanas, tipo o que fazem em filmes paródia. Pelo menos foi a impressão que tive.

    O curioso é que o Gunn queria dirigir um filme dos Thunderbolts na Marvel, grupo formado só por vilões, mas agora com O Esquadrão Suicida ele desistiu por ser basicamente "a mesma coisa". Se bem que duvido que a Marvel faria algo assim.

    E apesar da liberdade criativa ser maior na DC, eu tava lendo sobre ideias descartadas e vi que o Gunn teve que mexer em alguns elementos principais. O líder do Esquadrão seria novamente o Pistoleiro. Qualquer semelhança com o líder da nova versão não é coincidência. E o vilão seria o próprio Superman, provavelmente sendo controlado mentalmente (essa ideia sei que vão usar no jogo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sendo complicado pra mim curtir os blockbusters desse ano. Ainda não pude conferir Shang-Chi e Free Guy pois estou numa merda de cidade que só tem filme dublado.

      Excluir