Top 10 Melhores Personagens da Marvel


Bons filmes não existem sem bons personagens. Crie a melhor das histórias, mas sem bons habitantes, ela nunca chegará ao potencial esperado. Jamais cativará ou conquistará o público devidamente, pois não criará identificação nem envolverá quem assiste de modo que se absorva pela trama e torça por seu andamento. Seria como conferir um documentário sobre cultivo de bananas, de modo frio. De outro modo, um roteiro mediano ou somente bom, porém com bons personagens e/ou atores carismáticos sempre renderá momentos marcantes, além de permitir continuidade e a criação de franquias somente na base do nome das figuras.

O MCU se estabeleceu assim, já que uma trôpega primeira fase, que hoje, em cotejo com a sequência de seu universo, parece extremamente frágil, mas foi o que possibilitou, com bons e promissores personagens, sobreviverem a tramas rasas. Isto e a ação escapista, é claro. Mas é justamente a consolidação do passado que permite que no presente Kevin Feige solte um pouco as estribeiras de seus times criativos e nos brinde com um longa de três horas que finaliza seu arco com uma dança melancólica e um simples beijo, tão catártico quanto a mais épica das batalhas.

Destarte, mesmo que existam vários exemplos de atores e personagens desperdiçados pela Marvel, é na densidade de seu primeiro esquadrão que se calca os bilhões arrecadados pelo estúdio. E neste post, meu objetivo e elencar o Top 10 dos melhores destes (naturalmente considerando somente os mostrados até a Fase 3, caso venha do futuro).

10. Viúva Negra


É divertido analisar o rápido avanço social e de conscientização do mundo em como a iconografia da Viúva Negra surge em tela. Se em Homem de Ferro 2 e Vingadores ela aparece menos como uma representação feminina forte e mais uma fetichização masculina de como seria uma heroína mulher, a ser, posteriormente, um dos pilares de resistência e determinação na proteção da terra, como um elo de sobriedade e pés no chão em meio aos egos hercúleos e muitas vezes imbecilizados dos homens que a orbitam.

Havia capacidade para ainda mais, mas isto será discutido no vindouro post dos personagens mais subaproveitados pela Marvel.

09. Rocket Raccoon


É fácil gostar do Rocket, convenhamos. Ele pode não amarrar tranças nem ser carinhosamente guloso. Na verdade, é o extremo oposto do simpático Meeko. Mas tão adorável quanto. Politicamente incorreto sem ser ofensivo ou desrespeitoso, infame e agressivo, porém de grande coração, seu arco nunca foi devidamente explorado, mas a personalidade forte e o simples fato de ser um guaxinim antropomorfizado e magistralmente dublado com uma voz roufenha e esganiçada por Bradley Cooper o tornam uma das figuras mais fortes e distintas do MCU.


08. Pantera Negra


O ciclo de T'Challa, Rei de Wakanda, somente começou e sua importância deve ser sublinhada com mais ênfase na nova era dos Vingadores, mas as rápidas, porém primordiais aparições em Guerra Civil e Infinity War, além do melhor filme solo da franquia, já destacam que seu papel irá muito além da diversidade cultural - por mais relevante que seja esta.

07. Feiticeira Escarlate 

Imagem relacionada

Tão fascinante e poderosa que mesmo sendo, assim como Viúva Negra, uma personagem deveras subtilizada dentro do bagunçado panteão do MCU, a mutante - por enquanto ainda um "milagre" - interpretada pela Olsen mais talentosa merece vaga na lista. A expectativa é que o contrato da atriz permaneça até que seja realizada a introdução dos X-Men, e assim sua mitologia possa ser devidamente explorada e explicada, seus poderes desnerfados e seu arco se desenvolva além da dor pelas perdas do irmão e Visão - que, aliás, foram completamente subestimadas de um ponto de vista dramático, um grande problema da celeridade hiperativa destes blockbusters.

A já anunciada série é um indício bacana, ainda que numa mídia menor, de que teremos mais material para aproveitar a filha de Magneto.

06. Doutor Estranho

Imagem relacionada

Não sou grande fã de personagens arrogantes, um dos motivos que me faz curtir muito menos Tony Stark que a maioria, mas a narrativa redentora de Stephen Strange e o mundo místico que engloba o personagem estão entre os mais ricos do MCU (magia é foda bakarai, sejamos sinceros). Aliados a isso a excelente escolha de Benedict Cumberbatch para o papel, fazem deste um dos nomes mais promissores para o futuro da saga. Aposto nele e Capitã Marvel para capitanearem a nova fase pós-Endgame. Aposto e torço, na verdade.

05. Thanos


É problemático o tanto de pessoas que concordam com Thanos, um exímio psicopata. Mas ao menos ele tem um ponto e, é claro, como todo ditador e déspota, não se considera um vilão, o que torna seus atos mais interessantes e suas intenções imprevisíveis. Vivido com vigor e carisma por Josh Brolin, será um desafio recriarem um antagonista tão poderoso e cativante quanto o dedão intergaláctico.

04. Killmonger


A Marvel demorou, mas finalmente criou bons vilões em 2018. Porém, ao contrário de Thanos, Killmonger possui uma bagagem cultural pessoal e social que o fazem, até certo ponto, ter razão, mas se perder no ódio de vingança e nisto já discutir o papel da sociedade na construção social de qualquer ser, definindo como o brilhantismo pode ser usado tanto para o bem, quanto para o mal, numa fábula quase Faustiniana, e extremamente trágica. Quase torço para que Michael B. Jordan, no fundo, ainda esteja vivo e ganhe nova chance ao lado dos mocinhos, apesar disto enfraquecer a intensidade e propósito de sua inserção em Pantera Negra.

03. Loki

Resultado de imagem para loki gif

O primeiro a enfrentar o grupo de Vingadores, o grande segredo do Deus da Trapaça está na personalidade fulgurante, charmosa e cheia de energia que Tom Hiddleston dá ao encapuzado, tornando-o muito menos odioso do que suas ações deveriam fazê-lo, o que é uma forma de brincar com o público e nossa tendência a relativizar o mal de acordo com quem o pratica.

Menos mal que, sem jamais trair de fato seu caráter, Loki assuma o posto de anti-herói e deixa a cena como um nome marcante e primordial ao sucesso do MCU. Até por isto, assim como supramencionado, merecia uma despedida mais digna do que a abrupta morte em Guerra Infinita, que lhe conferiu muito menos importância do que de fato tinha.

02. Homem de Ferro/ Tony Stark

Resultado de imagem para iron man gif

Como já disse no parágrafo sobre Strange, não gosto da personalidade e estilo de Stark. E mesmo na drástica mudança que sofreu após o sacrifício no primeiro Vingadores, seu tom debochado e o idealismo radical exibido desde Guerra Civil me deixaram com grande antipatia pelo personagem. Seria pessoalidade demais, entretanto, usar disto para negar que é o grande responsável pela consolidação da Marvel e a existência disto tudo. Seu fim foi marcante, simbólico e emocionante, talvez não o que merecia, mas o que mais se adequaria.

01 - Capitão América/ Steve Rogers

Imagem relacionada

Se me dissessem, em 2004, após sair da sessão do trágico (no pior sentido) Quarteto Fantástico, que em quinze anos eu estaria chorando de alegria e emoção por uma atuação de Chris Evans, eu chamaria qualquer um de louco. Ficaria profundamente ofendido, na verdade.

Mas tudo isto aconteceu, e sinto orgulho em assumir como torci e derrubei lágrimas pelo herói mais improvável de me sensibilizar. Um que usa a bandeira estado-unidense no peito e América no nome "artístico". E se O Primeiro Vingador, apesar de mostrar como Rogers era, acima de tudo, um pequeno grande homem, resvalava em destacar o caráter global do personagem, os irmãos Russo reverteram e mudaram a história dele a partir de Soldado Invernal, um dos melhores e mais íntimos filmes do MCU. Com Guerra Civil e os seguintes Vingadores, além do ativismo consciente e bravo do ator na realidade, Evans se fundiu com Steve e juntos, viraram muito além de um Capitão América, muito acima de um simbolo ufanista, e sim um escudo democrático em defesa da unidade e justiça social. Nada mais simbólico disso seu papel de mediador para grupos de autoajuda em Endgame.

Sendo extremamente cafona, Steve Rogers é o verdadeiro Capitão Planeta, e ninguém mereceu tanto uma dança e paz quanto ele.

----

E é isso, meus queridos e queridas. Preparem-se pra outros Marvel Rankings nos próximos dias, em comemoração ao fim da Fase 3. E deixem nos comentários seus personagens favoritos.

2 comentários:

  1. Seu texto tá bem legal e fazer esse TOP me distraiu do meu tédio valeu mesmo !
    10- Gamora
    No começo eu achei ela bem sem graça, mas depois notei que ela quebrava bem esse estereótipo da heroína gostosona, se bem que ela estaria mais para anti-heroina ai depois heroína ? Não sei... Mas eu adorei que ela volto e principalmente achando o Quill ridículo.
    9-Scott Lang
    OK que os filmes dele não é lá grande coisa... Mas eu gostei dele em Guerra Civil e no Ultimato gosto de ver um cara com poderes tão fodas sendo um cara bem comum sabe, sem ser um super gênio ou super nacionalista e essas coisas é só um ex detento seguindo a vida do jeito que dá kkk
    8- Okoye
    Bem subutilizada como você diz, mas eu gostei dela simples, não teve uma cena incrível que me fez delirar por ela nem nada, apenas a personalidade dela sendo muito seria em alguns momentos e até mesmo engraçada em outros, e gosto muito do modo como ela luta usando a lança e como ela é corajosa e fielpra caramba, pq se eu tivesse no meio daquela confusão toda só com uma lançinha eu já tinha corrido pra longe.
    7- Capitão America
    Eu entendo o motivo das pessoas se sensibilizarem tanto com o Capitão do bumbum bonito, mas sei lá tem horas que eu gosto dele tem outras que ele parece o padrazão do herói sem defeitos, então eu fico meio indeciso em relação ao cara, porém foi quase impossível não se emocionar com a ultima cena dele.
    6- Rocket
    O seu texto ilustra muito bem o que eu sinto por esse roedor falante !
    5- Thor
    Tá o cara virou o palhaço do role ? Talvez... Mas eu não curtia ele quando se fazia de príncipe arrogante e bruto, então essa mudança do personagem acabou me fazendo me simpatizar bem mais com o cara, talvez eu tenha passado por uma foca e tenha ficado bebendo e jogando fortinite nas férias? É.... De qualquer forma eu adorei o novo Thor é legal ver um dos personagens mais forte do universo estão tão decadente.
    4- Killmonger
    Vou usar o seu texto como exemplo também !
    3- Tony
    Então eu gosto bastante do Tony acho ele um personagem de certa forma bem palpável posso estar errado, mas eu o vejo desse modo e admito que fiquei preocupado quando o vi como Tony papai, mas sinceramente acabei gostando de ver como ele lida com a filha e como ele também lidou com o Pai dele, provavelmente eu estou sendo muito influenciado pelo ultimato enquanto escrevo isso aqui ? É mais quem liga kkkk
    2- Loki
    Aqui a gente inverteu kkkk Mas eu não resisto ao tom hiddleston e esse sorriso dele, mas claro que concordo com tudo que você escreveu então de novo vou usar seu texto para explicar o meu kkkk
    1- Homem Aranha
    Talvez eu esteja roubando, pq não sei se ele conta como terceira fase, mas eu esperei tanto por um cabeça de Teia bom! Que quando surgiu o Tom eu não aguentei, eu simplesmente amei esse Peter e tudo que ele fez nos filmes no geral e estou muito mais empolgado para ver o que ele pode nos entregar pela frente, uma pena não termos mais a relação dele com o Tony, eu chorei quando ele viu o Tony no final coração apertou kkkk


    ResponderExcluir
  2. Alias no outro poste o nome saiu Tongu kkkkk

    ResponderExcluir