3 Caminhos Que Pokémon Pode Seguir no Cinema


Nem em seus maiores devaneios, aposto, Satoshi Tajiri imaginou que a pequena ideia tida por ele, no final dos anos oitenta, inspirado em seu hábito de, quando criança, colecionar insetos, perduraria mais de duas décadas em relevância muito além de somente no Japão. Riria da sua cara, provavelmente, se dissesse que o Pikachu, que à época nem fora idealizado como símbolo dos jogos (devendo sua popularidade ao anime), seria protagonista de uma fita live-action americana com orçamento de 150 milhões de dólares.

Corta para 2019, e é exatamente isto que aconteceu. Detetive Pikachu está nos cinemas e fazendo um sucesso que deve garantir uma continuidade do Universo criado por Satoshi nas grandes telas, de modos mais complexos e inimagináveis há 25 anos atrás. Porém, estamos no capitalismo, e não há tanto tempo - neste caso, nem graça - somente esperar passivamente os próximos passos da Warer. Como dito em nossa crítica do filme, Detetive Pikachu foi, dentro do arriscado movimento de trazer os monstrinhos ao cinema, a mais previsível das situações. Uma que, espero, compense e estimule os produtores a investirem em histórias mais alternativas e versáteis.

Com isto, o intuito deste post é discutir alguns caminhos que o PCU pode explorar no futuro:


O Óbvio: Ligas


Está na essência da franquia e é a mecânica enraizada no sucesso dos games, por mais que títulos recentes tenham buscado ampliar a experiência e torná-la menos automática. No entanto, batalhas são legais. Pokémon são legais. Golpes especiais são legais. Tudo isso em alta definição e muito dinheiro parece ser incrível, e as poucas cenas do gênero que tivemos em Detetive deixaram gosto para mais.

A problemática da questão é mais social, já que no Ocidente as similaridades com brigas entre animais podem levar a boicotes e protestos contra os longas. Talvez a alternativa seja, mesmo, introduzir o conceito lentamente e esperar a reação popular, além de apelar e reforçar o que o anime tanto faz: lutas como esporte, Pokémon como parceiros, e dispostos ao confronto, não forçados. E quando incluídos neste último espectro, tratar como exceção e desmoralizar os praticantes.

O Arriscado: Mystery Dungeon


Filmes de Pokémon protagonizados somente por....Pokémon. Mesmo o anime pouco faz isso, com raríssimos episódios em que as criaturas se perdem ou então apenas curtem algum passeio longe de seus humanos.

O maior desafio disto seria como criar um roteiro coerente e interessante sem envolver pessoas controlando e conduzindo os Pokémon que, afinal, são seres de inteligência limitada. Claramente seria algo não relacionado a um universo compartilhado, e sim um Spin Off isolado. Com os bichos falantes dentro do microcosmo. 

Fazer um filme Pokémon ao estilo "A Grande Jornada", "O Rei Leão". Talvez contando uma história dos primeiro Pokémon, ou embates lendários. Se inspirar em Super Mistery Dungeon. Bem, são várias ideias a se explorar.

Eu gostaria que a Warner fizesse como a Pixar e mostrasse curtas antes dos filmes em si. Seria um bom projeto para testar novas possibilidades. 

O Curioso: Filmes Paralelos


Minha favorita. Este também poderia entrar, potencialmente, no óbvio e no arriscado. E até acredito que é o que a Warner seguirá. Pode dar muito certo ou muito errado, depende de fato de como irão desenvolver as tramas. Mas seria instigante e então unir tudo num clímax ao estilo Avengers e o Monsterverse da Legendary - tudo em suas devidas proporções, é claro.

Um longa focado em um time de vilões. Uma universidade de treinadores. Pokémon Rangers. Cientistas que estudam Pokémon explorando alguma erva que tem afetado as criaturas, numa espécie de Thriller. Um filme em época Medieval. Guerras passadas como a mostrada em XYZ ou Lucário e o Mistério de Mew. Dá pra pirar imaginando. 

Tenho até medo de sonhar demais, pois talvez o PCU mal dure neste mundo. Ou talvez a Warner resolva focar mesmo no público infantil. Um passo de cada vez. De toda forma, como fã deste universo, é estimulante pensar no que pode vir aí.

-----

E é isso. Deixe nos comentários quais ideias você gostaria de ver nos cinemas. 

2 comentários:

  1. Fiquei um tanto decepcionado com Detetive Pikachu. Não por expectativa, até pq não esperava muito, mas por achar o resultado deveras fraco. Tudo bem que não chega a ser um filme ruim, tem cenas boas até (exceto todo o momento do clímax), mas Pokémon tem potencial pra muito mais.

    A ironia é que Pokémon, querendo ou não, é infantil. Faz anos que não vejo o anime, mas costumo conferir os longas. Tem situações muito mais bobas e muito mais "infantis" do que o visto na adaptação estadunidense. A impressão que dá é que não sabem mais pra onde ir na franquia japonesa, mesmo com todo o potencial disponível. Tudo por insistirem em focar apenas no público infantil, que obviamente não significa algo ruim, mas limita de forma a tornar cansativa a experiência. Até Turma da Mônica evoluiu e Pokémon não.

    Acabo vendo a versão "americana" como uma forma de "renovação". Seu peso está tanto por ser live-action, algo que sempre quis, quanto por trazer novas possibilidades ao universo.

    Tb creio que seguirão mais a ideia de tramas paralelas, mas espero que adaptem às ligas, pq muitos que curtem a franquia é devido a elas, e não a um jogo de um Pikachu detetive falante. Quanto a questão social, no mundo de hoje realmente complicaria, mas daí basta coragem e precaução. Essa ideia de mostrar que os pokémons aprovam as lutas seria uma boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a limitação narrativa está na essência de Pokémon, independente das mídias, e lhe garante o sucesso colossal mesmo assim. Nesta perspectiva, faz até sentido o conservadorismo de um estúdio americano para transpor a obra ao grande público, de uma cultura distinta. Talvez, com um universo mais estabelecido, eles ousem mais. Mas não creio que ocorrerá. Porém, também não quero que o potencial seja gasto através do medo com tramas arrastadas e previsíveis. Ser para crianças não significa ser infantil, e o próprio Mewtwo x Mew possui argumentos bem maduros.

      Excluir