Do Melhor ao Pior: Os Filmes de Herói Lançados em 2017


Alguns ainda se negam, mas é fato que a década de 2010, no cinema, é marcada pelos filmes de herói. Os mais populares, mais rentáveis e cada vez mais frequentes. Se há alguns anos era algo impensável, hoje temos quantidades próximas à dezena, prato cheio para quem cresceu degustando páginas de quadrinhos e também aos que se aproximaram da temática através do audiovisual.

Porém, esta exposição não é trouxe somente alegria, pois muito do que vemos é indigno de nosso tempo e dinheiro. Quais serão eles? Abaixo, você confere meu listão, em ordem decrescente em qualidade, dos filmes de heróis que saíram em 2017.

1. Mulher-Maravilha



E o melhor filme de herói, é na verdade de uma heroína. Wonder Woman vai muito além do puro entretenimento, por mais que seja um nicho voltado à diversão. É um marco significativo no cinema, uma nova visão e prova de que há espaço para todos os públicos sem a urgência de se calcar em objetificação e fetichização. Disparadamente o melhor da DC, ao menos 4, 5 vezes melhor que o segundo colocado. Todo o universo construído por Zack Snyder não merece o que Gal Gato e Jenkins apresentaram aqui. O maior mérito do diretor, inclusive, foi a escalação da atriz.

Crítica.

2. Logan


Longa maduro, denso, corajoso e plenamente bem executado entre o drama, a ação e os momentos agridoces de humor. Um adeus especial ao papel pelo grande Huck Jackman, assim como Patrick Stewart, enquanto estabelece uma potencial nova personagem ao futuro.

3. Lego Batman



Um raro espécime de spin-off que supera seu original. Quando um personagem que rouba atenção recebe um produto só para si, sempre há a dúvida se ele será realmente eficaz como objeto central - provas contrárias recentes temos no fraquíssimo Minions -, e Batman utiliza de todo o carisma do personagem e seu universo para, com folgas, entregar 100 minutos de pura diversão e muitas, muitas referências.

4. Guardiões da Galáxia 2


James Gunn mostra total domínio e habilidade com o que tem em mãos, por mais absurdo que pareça, se analisarmos, certas escolhas criativas feitas pelo diretor. Pac-man, Mary Poppins, a constrangedoramente fofa relação entre Starlord e Yondu. E funciona melhor justamente por isto. Vamos ver como será a mescla entre os dois universos no vindouro Guerra Infinita.

5. Liga da Justiça


Já aqui, as coisas começam a degringolar e há mais reticências e economias nos comentários. Liga da Justiça me deixou muito animado durante a sessão, mas após esta, em 10 minutos de reflexão, o sorriso já estava completamente amarelo. Falta história, falta profundidade e, principalmente, calma. Falta tudo a DC, menos carisma. E os resultados de bilheteria e crítica mostram isso.

Crítica.

6. Homem-Aranha: De Volta ao Lar


A 3ª personificação de Peter Parker no século diverte, sendo 100% adaptável ao espírito Marvel, e isto é tão ruim quanto bom. A satisfação é suave, sem pretensão, mas o esquecimento é absoluto.

7. Liga da Justiça Sombria


Assisti ao filme com um fã de quadrinhos, e ao seu final, nossas impressões foram opostas. Ele, irritado com a abordagem cômica e canastrona aos figurantes, sendo suas palavras, "descaracterizados".

Eu, que pouco sei disso, achei uma experiência revigorante perante o curioso mundo místico da DC, que pelo que li, é infinitamente mais complexo que o da Marvel.

8. Thor: Ragnarok


Cansativo como humor, genérico como ação. Só sobram o visual e Jeff Goldblum. Não vale o dinheiro e Chris deve se despedir de sua franquia própria como o Deus do Trovão assim como começou: sem se justificar.

Crítica.

9. Batman e Arlequina: Pancadas e Risadas


Conseguiu difamar a imagem de Harley ainda mais do que o ofensivo Esquadrão Suicida. E ainda meteu o Batman no meio. Ridículo. O subtítulo nacional é ironicamente funcional, quase que uma mensagem subjetiva. No pior sentido.

---

É isso. E pra você, qual seria o ranking dos melhores filmes de herói do ano?

2 comentários: