Oscar 2018 - Quem leva, pra quem torço e quem não pode ganhar


Cá estamos para a 4ª edição de meu bolão do Oscar, o 1º neste blog. Aos novatos, a dinâmica é simples e exposta pelo título: comentarei, dentre as principais categorias, quem penso que será o vencedor, a quem tenho predileção e quem não pode, jamais, pegar a estatueta.

Relacionado: Meus Filmes Favoritos de 2017

Simples, não? Tanto quanto o roteiro de Gravidade.

Vamos lá!

Edição e Mixagem de Som:

Vai levar: Dunkirk

Minha torcida: Baby Driver poderia levar Mixagem que acharia digno, mas a verdade é que Dunkirk é mais ousado e destaca melhor estes aspectos. Mesmo que você não curta o trabalho de Nolan, é tecnicamente assombroso, e seria uma vitória justa.

Não pode ganhar: A Forma Da Água não merece as categorias. Preencheu cota.

Melhor Figurino e Maquiagem/Cabelo:

Vai levar: Trama Fantasma por figurino e O Destino de uma Nação por cabelo.

Minha torcida: são vitórias justas. O roupeiro é componente primordial e magnificamente conectado à narrativa, em Phantom Thread. Será o segundo prêmio de Mark Bridges, que também levou por O Artista.

Crítica de Trama Fantasma.

Já Destino de uma Nação, apesar de decepcionante e empoeirado como filme, possui em seu ator o único sobressalente. Gary Oldman incorpora Churchill, mas a maquiagem pesa muito na fisionomia do primeiro ministro britânico.

Não pode ganhar: o resto não merece, a meu ver. Trama Fantasma precisa ganhar. De resto, pouco me importo.

Melhor fotografia:

Vai levar: Roger Deakings, por Blade Runner 2049.

Minha torcida: chegou tua vez, Roger. Já são QUATORZE indicações, e dessa vez ninguém foi melhor.

Não pode ganhar: O Destino de uma Nação disputar em meio a visões tão ricas e belas como Blade Runner e A Forma Da Água é piada.


Melhores Efeitos Visuais:

Vai levar: Blade Runner 2049.

Minha torcida: Blade Runner 2049.

Crítica de Blade Runner 2049.

Não pode ganhar: Star Wars, Kong e Guardiões são espetaculosos e impecáveis, mas também são efeitos que já nos acostumamos a ver. Blade Runner é um trabalho novo, mais arriscado e imaginativo. Planeta dos Macacos não está melhor, mas como reconhecimento da franquia e sua guinada na captura de movimento, seria menos surpreendente.

Melhor Longa Estrangeiro:

Vai levar: Uma Mulher Fantástica.

Minha torcida: ?

Não pode ganhar: Só conferi 3 dos indicados, e inclusive ainda não assisti ao favorito. Mas a repercussão é positiva, além da temática social contemporânea, o que sempre conta nas escolhas dos votantes.

Design de Produção:

Vai levar: A Forma da Água

Minha torcida: Blade Runner 2049. Shape of Water recria perfeitamente os anos 50 americanos com cores e estruturas condizentes com os personagens, seus sentimentos e aflições. Mas criar um universo fictício é "injustamente" beneficiado pela criatividade envolvida. Entre a névoa e a areia, o sincretismo de Blade Runner 2049 ainda me parece mais atraente.

Não pode ganhar: O Destino de uma Nação.

Canção Original:

Vai levar: This is Me, de O Rei do Show.

Minha torcida: This is Me.

Não pode ganhar: nem ao menos uma das 5 nomeadas me cativou ou irritou. Ano abaixo no quesito. O pop orquestrado e motivador de This is Me possui a ponta por conseguir empolgar, o que é sua proposta. Sem grande preferência.

Trilha Sonora:

Vai levar: Alexandre Desplat, A Forma da Água.

Minha torcida: Desplat, ou então o Radioheader Jonny Greenwood, por Trama Fantasma.

Crítica de Star Wars: Os Últimos Jedi. 

Não pode ganhar: nem Carter Burwell acredita que tá no páreo. Williams, igualmente, entrou pelo nome. Galera tava sem vontade de ouvir outras trilhas, e aí os de sempre aparecem.


Melhor Animação:

Vai Levar: Coco, da Pixar.

Minha torcida: Entre os indicados, é Coco. Mas os melhores mesmo não foram lembrados pelo idioma. Enquanto os otakus perderam tempo lamentando a ausência do superestimado Your Name, ano passado, é em 2018 que o Japão merecia levar para casa sua primeira douradinha desde A Viagem de Chihiro, lá em 2003.

Agora, mesmo sendo de pouco acesso aos votantes preguiçosos, é uma vergonha termos nomes como O Touro Ferdinando e Boss Baby, enquanto Mary and the Witch’s Flower, In This Corner of the World e até Napping Princess são bem superiores.

Obs: não assisti The Breadwinner.

Melhor Roteiro Original e Adaptado:

Vai levar: Me Chame Pelo Seu Nome em adaptado e 3 Billboards por Original.

Minha torcida: os mesmos.

Não pode ganhar: 3 Billboards corre riscos pela atenção negativa chamada a si durante a temporada. Então, Corra! poderia brilhar no vácuo deixado pelas acusações ao filme de McDonagh. Mas não, né....

Melhor Ator Coadjuvante:

Vai levar: Sam Rockwell.

Minha torcida: Rockwell ou Dafoe. Quem vencer, fico contente. Dois atores sensacionais e subestimados durante toda a carreira.

Não pode ganhar: Todos mereceram. Mas Jenkins está um pouco abaixo, até pela natureza e tempo de seu personagem.

Melhor atriz coadjuvante:

Vai levar: Allison Janney, por Eu, Tonya.

Minha torcida: Janney ou Laurie Metcalf (Lady Bird), as veteranas que brilharam interpretando duas mães com modos tão diferentes de tratar sua prole.

Não pode ganhar: Octavia Spencer, interpretando sempre a mesma personagem.

Melhor Ator: 

Vai levar: Gary Oldman, por O Destino de uma Nação.

Minha torcida: Daniel Day Lewis, colossal como sempre, em todas suas nuances. Oldman está bem, mas beira a caricatura que quase todos adotam em papeis políticos históricos, além do peso da maquiagem. Seria bem-vindo para reconhecer sua extensa carreira. E além disto, Lewis já possui uma prateleira cheia.

Não pode ganhar: Com todo respeito, mas Daniel Kaluuya entrou no hype. Seu papel é muito menos exigente, por mais que ele se saia bem. Gyllenhaal, pelo fraco Stronger, James Franco (sua ausência é profissionalmente criminosa, a despeito da pessoa), por Artista do Desastre e Robert Pattinson, em Bom Comportamento, mereciam mais. E segundo sites especialistas, Christian Bale (Hostiles) também foi injustamente ignorado.

Crítica de Bom Comportamento

Resultado de imagem para margot robbie tonya

Melhor atriz:

Vai levar: Frances McDormand, por 3 Billboards.

Crítica de Lady Bird

Minha torcida: Margot Robbie ou Saoirse Ronan. McDormand não faz nada de novo em sua filmografia. É uma excelente character actor, mas cansativa. Robbie e Ronan se reinventam anualmente. E mesmo na pele de uma adolescente, é Robbie quem melhor atuou, neste 2017, ora diabólica, ora frágil - sempre carismática.

Não pode ganhar: Meryl Streep. Lembram o que disse de John Williams? Então...

Melhor Diretor:

Vai levar: Guillermo Del Toro, por A Forma da Água.

Minha torcida: Paul Thomas Anderson, e depois Del Toro. PTA é o maior diretor americano do século. Ninguém atinge seu nível intelectual, mestre em simbolismos e metáforas. Del Toro é muito querido, genial de seu jeito. Adoraria vê-lo ser laureado, mas não agora. Não por A Forma da Água.

Não pode ganhar: os 3 outros indicados devem se contentar com a lembrança.


Melhor Filme:

Vai levar: 3 Billboards.

Minha torcida: 3 Billboards. A temporada tende a ditar ele como vencedor, mas há tempos um longa favorito tão provocava tanta controvérsia. Os estúdios rivais foram bem-sucedidos nos ataques, as pessoas acreditaram, críticos também, e os votos acabaram se dividindo. Resta saber se o suficiente para barrar a vitória da história de vingança de McDonagh.

Caso perca, A Forma da Água deve receber as honras, apesar de também ter sido prejudicado por acusações de plágio que, francamente, me deixaram decepcionado com seu realizador, pois as semelhanças são claras demais para ignorar.

----

E é isso. Estas são minhas previsões. Concorda? Quais as suas? Nos vemos Domingo, na 90ª cerimônia do Oscar.

Nenhum comentário