Do Pior ao Melhor - Os Filmes de Herói Lançados em 2023

Caiu e morreu, morreu agorinha! O anúncio da morte de Guilherme de Pádua bem que poderia ser apropriado pro cinema de super-heróis neste 2023, não é mesmo?! Para alegria do Scorsese e de qualquer um fadigado de ver filmes realistas (e uso aqui como demérito mesmo), cada vez mais repetitivos e sem criatividade, o cinema começa a se restaurar ou é somente um episódio efêmero? Fato é que muitas coisas naufragaram rapidamente e outras tantas vão necessitar mudar. A DC emendou uma sequência babélica de filmes toscos pra enterrar seu malfadado universo, enquanto a Marvel finalmente paga as consequências de seu excesso de mediocridade.

Pouco se salvou de fato, neste 2023. Já digo aqui que não assisti a Besouro Azul, e só conferi a maioria dos filmes pois eram sequências e sinto alguma "obrigação". Bons de fato, somente 2 dos filmes presentes, entre 7 listados. 

Confira também as listas de 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022

E sem mais delongas então, vamos lá, do pior ao melhor (lembrando que só filmes, nada de séries, pois Deus me livre):

Shazam! Fúria dos Deuses

Um fenômeno curioso deste 2023 é a quantidade de sequências de filmes "queridos" ou de grande sucesso que chegaram sem muito alarde e num marketing desanimador que achou que surfaria em alguma pequena reputação do anterior para se sustentar. Ao menos uma vez o público afirmou não ser otário. Assim, o raio não caiu duas vezes no mesmo lugar (e eu acho que nem merecia ter caído 1, pois acho Shazam! bem fraco) e Fúria dos Deuses fracassou em todos os âmbitos possíveis. Ruim como comédia, ação, drama, aventura, coming of age e tudo mais. Deprimente, até. 

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Crítica. 

Olha só, é uma disputa tão parelha em níveis de modorra que ficou até difícil escolher quem ficaria em cada posição até o 3º lugar. São filmes parecidos, inofensivos, robóticos, que parecem feitos por IA. O formigoso sempre foi bem deslocado dentro do MCU, meio que um engate pra ser explanado em filmes maiores. O que por si só sempre o deixou descartável. Quando até o projeto maior é tão problemático e, pelo visto, até cancelado, não sobra nada. 

As Marvels

Crítica.

Qual era a plot desse filme? O que ele fez? Como começou, teve seu meio e fim? Jamais saberemos pois é uma sopa de tanto nada que você sai do cinema já esquecendo tudo. Suco de Marvel. E ah, jamais verei séries pra ter de entender um filme. 

The Flash

Crítica

Outro que nasceu dessa onda purgatória do DCEU, já condenado à morte. Era um projeto pra modelar o universo, ser cheio de referências e ligações, mas com tantas polêmicas e refilmagens que já sabíamos que daria errado, né?! Uma pena só que eu curti a atriz da Supergirl. Mas como só lembrei disso escrevendo esse post talvez não faça tanta falta.

Aquaman 2: O Reino Perdido

A única diferença de Aquaman pros 3 anteriores é que eu o vi por último, portanto consigo recordar algumas virtudes, e que ao contrário destes, possui um diretor que mesmo amordaçado, carrega talento e personalidade pra tentar extrair algo num emaranhado de caos. Aquaman surge nessa onda bem melancólica em que cada filme era uma pá de terra no túmulo do DCEU. Sem nenhum propósito. Mas os efeitos práticos, o design das criaturas e algumas cenas de ação realmente parecem feitas com amor e respeito. Patrick Wilson também costuma fazer valer a pena e ele comendo baratas com tanta honestidade me provocou risos até mesmo agora. Já tem mais sentimento que o resto. Mas não é bom não. 

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Crítica.

Como disse anteriormente, só aqui entram os filmes que eu considero bons mesmo. E é um salto considerável, pois são dois longas bem bacanas. Guardiões 3 é um espasmo não só do subgênero, mas da Marvel, culminando no epílogo de um grupo que, apesar de jogado em planos tão maiores, funciona mesmo dentro deste microcosmo de amor e esquisitice que Gunn teceu com tanta paixão e irreverência. Prova é o arco de Rocket, tão emocional e certeiro. As coisas jamais serão as mesmas, mas nossa última memória (espero) do grupo foi uma catarse de tudo que eles melhor fizeram juntos. Poucas vezes tive tanta coisa boa a dizer de um projeto análogo. 

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

A questão de Aranhaverso 2 é como a do original (meu 3º filme favorito da década passada). É em qual posição ele estará nos melhores da década, ou no cânone do cinema mesmo. Se era difícil superar a criatividade audiovisual do primeiro, Através do Aranhaverso criou a própria órbita e referencial. É um filme que encanta pelas "firulas" visuais sem jamais deixar de justificá-las (e olha que eu sou um cara que defende estilo até quando ele não tem muito sentido, mas ao menos é interessante visualmente). Aranhaverso 2 é uma viagem épica e melodramática expressa de forma livre, inspirada e sensorial. A melhor experiência que tive no cinema neste ano, no IMAX em toda vida, e uma das melhores no geral. Histórico e grandioso. 

-----

E é isso. Espero que ano que vem seja melhor, né?! Mas nem sei o que vem por aí. Talvez fosse melhor passar uns anos e tentar revitalizar a imagem. 

2 comentários:

  1. Tb achei Guardiões 3 e Aranhaverso 2 os únicos realmente bons esse ano. Mas devo confessar que não achei nenhum filme realmente ruim não. Mesmo os piores foram divertidos de ver, um entretenimento passageiro e nada mais que isso, por mais questionáveis que algumas coisas tenham sido. Recomendaria ver Besouro Azul, apesar de não ser nada imperdível (afinal, já viu os outros mesmo, né rs). As Marvels achei legalzinho até, mesmo tendo um roteiro furado e deixando a desejar no que supostamente deveria ter sido um filme evento entre TV e cinema. Agora The Flash foi bem cansativo, além de decepcionante. Segue minha ordem, um tanto diferente da sua, mas não é definitiva. Se eu analisasse melhor, talvez pudesse alterar algumas posições, mas não vale a pena e tem coisa melhor a fazer.

    1 - Guardiões da Galáxia Vol. 3
    2 - Aranhaverso 2
    3 - Besouro Azul
    4 - As Marvels
    5 - Homem-Formiga 3
    6 - Aquaman 2
    7 - Shazam 2
    8 - The Flash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando os 2 primeiros, acho que os outros poderia mudar de ordem diariamente. Realmente achei um nível muito baixo entre todos, cada um com poucas virtudes e muitos defeitos.

      Excluir